terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ampliação da Reserva Verdes Pastos

Minha empolgação com a preservação e defesa da caatinga é cada vez maior e quando encontro excelentes professores da Universidade Federal dispostos a colaborar comigo fico mais animado ainda. Assim decidi ampliar a área da nossa Reserva Ecológica Verdes Pastos, São Mamede (PB) e já estamos no processo de cercar uma área maior. Agora a Reserva Ecológica, onde não entra animal doméstico, tipo vaca ou bode, vai ficar muito maior e 100% dedicado a ficar do jeito que a natureza quer. Se uma árvore morre e cai, assim ela fica... os arbustos, trepadeiras e flores silvestres tem toda chance de desenvolver debaixo das árvores... e assim vai. 

Vamos plantar neste inverno pelo menos 3 mil mudas de árvores nativas na nossa Reserva Ecológica, apoiado pela Profa. Dra. Carminha Learth Cunha e ainda realizar uma pesquisa sobre as espécies existentes da nossa Reserva Legal com o Prof. Dr. Lúcio Coutinho Araújo. O nosso projeto vai de vento em popa e com o aumento da área a nossa Reserva, que já era dois terços da área total da propriedade, vai ficar no mínimo em três quartos - mas vamos aguardar a medição com GPS daqui a umas semanas para saber como exatamente tudo ficou. O mapa dos Verdes Pastos agora vai mudar mais uma vez. Inclusive vamos medir o comprimento das trilhas para a informação de todos. 

Hoje andei no Riacho do Papagaio seco que atravessa os Verdes Pastos de norte ao sul. O objetivo era de contar duas espécies de árvores nativas existentes nas nossas matas ciliares. Foi ótimo confirmar 92 árvores Muquêm (Albizia inundata):


E contamos 150 árvores Jaramataia (Vitex gardneriana):


Foi interessante encontrar nesta caminhada hoje um enxame de alguma espécie de abelha sem ferrão que Tarcísio chama de "Moça-branca", mas não sei se esta é a espécie certa. O enxame estava no oco de uma árvore Coaçu (Triplaris surinamensis):


As abelhas sem ferrão entravam e saiam do oco em baixo da árvore e saiam bem em cima da árvore também. Será que alguém podia me ajudar a identificar a espécie? Eu gostaria de incentivar a criação de abelhas sem ferrão na Reserva que é um desejo meu há muitos anos. 


Assim foi a minha caminhada no riacho seco do Papagaio na nossa Reserva Ecológica em São Mamede (PB) nesta manhã. Muitas pessoas dizem: "Ah, está tudo seco e feio", mas não percebem que na realidade está cheio de vida com os ecossistemas de sobrevivência funcionado muito bem, que só cego não vê! Eu vi a ave Bico de Osso (Procacicus solitarius) começando a fazer ninho. Que maravilha que as chuvas se aproximam e a natureza percebe isso e se prepara para fazer festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário