terça-feira, 16 de setembro de 2014

Projeto meio ambiente: 'cuidando do meu sertão'

A caatinga é um bioma único que vem sendo destruído paulatinamente. O problema pior é o desmatamento que destrói o habitat de toda fauna. A caça e o tráfico da fauna são também muito prejudiciais. O que é que a gente pode fazer?

Bom, podemos e devemos cobrar das autoridades fiscalização honesta e rigorosa com bom senso. Temos que falar sempre sim com os amigos do Ibama, Sudema, Polícia Ambiental (cadé?) e a Polícia Militar para que eles não se esquecem da importância do bem estar do meio ambiente de que todo mundo depende.


Podemos também cobrar dos educadores um constante bombardeio de educação ambiental com visitas in loco a lugares que são bons exemplos de conservação ou exemplos ruins que demonstram o que não deve ser feito. As escolas tem que ensinar bons princípios ambientais sempre dando exemplo dentro da própria escola.

Agora, nós que somos proprietários de granjas, sítios e fazendas temos também uma enorme responsabilidade. Na nossa Fazenda Reserva Verdes Pastos em São Mamede (PB) estamos ao longo de 35 anos corrigindo os erros, aprendendo com os especialistas de cada área e implementando com cada vez mais intensidade uma política ambiental de proteção, conservação e promoção. Amamos a caatinga com sua riquíssima flora e fauna (totalmente interligadas e interdependentes) e estamos plantando mais e mais árvores e plantas e protegendo a fauna. Cada ave ou flor diferente que encontramos é uma festa!

Com este artigo eu como coordenador do projeto da nossa ONG ACEV Social, chamado - Projeto meio ambiente: 'cuidando do meu sertão', vimos lançar o desafio para proprietários rurais não desmatar, não colocar animais silvestres em gaiolas ou coisa parecida e não permitir a caça ou a captura de espécies silvestres para serem traficadas. A partir de hoje começo uma relação de sítios, granjas e fazendas com estes compromissos - começando com a minha propriedade (Fazenda Reserva Verdes Pastos) e do vizinho em São Mamede 'Sítio Boa Esperança'. Se junte a nós e vamos cuidar juntos do nosso sertão! Se pessoas enviem os nomes das suas propriedades eu vou começar a divulgar e compor uma relação a partir de hoje divulgando aqui neste blog, no facebook e no twitter. Podemos juntos fazer alguma coisa para salvar a caatinga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário