terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jesus disse: "Eu sou a porta".

(Meu sermão na ACEV Patos - 28.09.2014)



Hoje vamos para a mensagem de Nº 03 na série: “Jesus disse – eu sou” das sete vezes que esta frase ocorre no Evangelho de João. Já vimos “Eu sou o pão da vida” em 6:35 e “Eu sou a luz do mundo” em 8:12. Mas hoje é de João 10:9 quando “Jesus disse – Eu sou a Porta”.

Precisa-se entender que esta frase “Eu sou” tinha um significado especial para o ouvinte judeu naquela época – muito especial. Por isso a importância desta série de mensagens sobre as sete vezes que a frase “Jesus disse – eu sou” ocorre no Evangelho de João.

Deixe-me fazer uma comparação com o uso da frase na cultura brasileira. Nenhuma comparação com o “Eu sou” de Jesus será à altura, mas pelo menos espero que ajude.

Acho que quase todos conhecem a música de Jorge Ben – País Tropical. Pois naquela música ele canta: “Sou Flamengo, e tenho uma nega chamada Tereza”. Pois bem – quando ele canta “Sou Flamengo” ninguém vai pensar que ele é o time de futebol do Flamengo, ou que ele joga pelo Flamengo! Todo brasileiro sabe que o que o cantor quer dizer é que ele é um torcedor do Flamengo.

Então a questão é - no caso de Jesus usando a frase “Eu sou” sete vezes, o que é o povo judaico iam entender? – Para responder isso temos que voltar ao Velho Testamento – a Bíblia dos Judeus – e ver a origem da frase super conhecida por aquele povo. Pois no livro de Êxodo, capítulo 3, vemos que o povo de Deus estava escravizado no país do Egito e um dia Deus chama Moisés através do incidente no deserto quando um arbusto estava em chamas, mas só continuava queimando e não se acabava.

Quando Moisés vai para investigar o fenômeno ele percebe que foi a forma de Deus lhe chamar atenção e falar com ele – e Deus disse a Moisés que ele lhe escolheu para ser o libertador do Egito do seu povo e que ele tinha que ir falar com Faraó como representante dos Israelitas para Faraó acabar com a escravidão deles. E diz Êxodo 3:13-14:

13     Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"
14     Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".

Puxa vida irmãos! Vemos que o nome de Deus é “Eu Sou”. É a definição simples e profunda da pessoa de Deus em toda a sua essência sempre eternamente dinamicamente presente, imutável e real. Deus não teve início – ele sempre é “Eu Sou”.

Pessoas que tem dificuldade de crer na existência de Deus perdem de vista o “Eu Sou”. Pois logicamente tinha que existir o eterno “Eu Sou” que sempre foi e sempre é e que sempre será! A origem de tudo e a sustentação de tudo é o grande “Eu Sou”. Pois Deus – o grande “Eu Sou” – criou tudo que existe, mas é lógico que ele mesmo não foi criado. A partir da atuação do dinâmico eterno “Eu Sou” fluiu tudo que nós conhecemos e que existe. Exatamente como tudo aconteceu nós não sabemos, mas não devemos temer um choque entre a ciência e a fé. Pois sabemos que o grande “Eu Sou” tinha que ser e tem que ser a origem de tudo criando certas coisas definitivamente e criando mecanismos para o desenvolvimento natural de outras coisas – mas é o grande “Eu Sou” que inicia, desenvolve e sustenta tudo.

Por exemplo - eu não temo a descoberta de seres viventes anteriormente desconhecidas nas maiores profundezes do mar que naturalmente desenvolveram cabeças sem olhos diante da escuridão total e constante do ambiente – porque eu conheço o grande “Eu sou” que criou os processos genéticos para isso acontecer e que criou o ambiente para este desenvolvimento ser necessário e sustentável.

Meus irmãos – o nosso grande Deus é tudo em tudo! O nosso Deus é o grande “Eu Sou” – portanto quando Jesus usava este termo ele nem tão discretamente declarava as suas origens, a sua essência e a sua divindade!

Então no texto de hoje de João 10:9 – “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”! – Assim Jesus está anunciando para todos que ele, e somente ele, é a porta / a entrada / o caminho da salvação – mas não só isso! Ele está anunciando juntamente com isso que esta porta da salvação obviamente tem que ser divina porque é o elo de junção entre os dois mundos – natural e espiritual – humano e divino – pecador perdido e pessoa salva – antes condenado, mas agora justificado pelo grande “Eu Sou”!

A maravilha é entender que quando você escuta Jesus dizendo para você nesta noite - “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo” é que ele lhe ama e deseja que você seja alcançado pela salvação e quer que você entre então pela porta certa que é exclusivamente Jesus – o filho de Deus!

Gente – ninguém entra na casa certa pela porta errada! E o problema básico para o mundo de hoje é que há uma oferta de tantas portas e opções que a confusão é grande! Há, por exemplo, portas erradas religiosas mil! Estas portas erradas religiosas variam de portas de chamados santos - às portas de promessas falsas de enriquecimento e solução para tudo - e portas de histerismo e falsa espiritualidade e fanatismo!

Mas a única porta verdadeira para a salvação é Jesus! Ele é a única porta que abre o caminho para Deus Pai e suas moradas celestiais e ele é o único mediador entre o céu e a terra porque ele é exatamente o grande “Eu sou”! Só Jesus morreu na cruz dando a sua vida para lhe salvar. Só Jesus Cristo é o Senhor! Só o Senhor é Deus!

Há também tantas outras portas falsas e erradas que também levam o homem à perdição. As drogas, cachaça, promiscuidade, violência, farras, ódio, rancor, inveja etc. etc. são todas portas de entrada que às vezes se abrem para a pessoa parecendo naquele momento certo, mas mais cedo ou mais tarde no outro lado destas portas do mal se cai no abismo!

Por isso apontamos a todos nesta noite para Jesus porque ele é a porta da salvação. Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”!
Mas salvo de que e para que?

Em Jesus você será salvo, em primeiro lugar, de se mesmo e as obras da carne que tanto prejudicam a sua própria vida. Jesus lhe ama e quer lhe ajudar a vencer as suas próprias tendências para o mal, para atitudes negativas que roem no seu anterior como um câncer.

Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”! Mas salvo de que?

Em segundo lugar salvo de uma vida sem realização e sem cumprir a razão pelo qual você nasceu. Pois Deus tem um plano para a sua vida e quer lhe abençoar e quer fazer você uma bênção na vida dos outros. Você nasceu para louvar a Deus como os pássaros cantem sempre louvores a Deus. Você nasceu para se realizar servindo a Deus e ao seu próximo – assim glorificando ao Senhor.

Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”! Mas salvo de que?

Em terceiro lugar salvo da perdição eterna para viver para sempre com Deus numa harmonia e paz total onde não haverá dor, nem morte, nem sofrimento, nem guerra e sim onde viveremos na tranquilidade e alegria da presença de Jesus!

Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”!

Entre pela porta certa que é Jesus nesta noite para ter certeza da salvação agora e eternamente. A salvação em Cristo nos dá perdão pelos nossos pecados. A salvação em Cristo transforma as nossas vidas, atitudes e princípios de vida para não nos conformar com as atitudes deturpadas desta geração. A salvação em Cristo troca tristeza por alegria, paz substitui confusão e perdão toma o espaço anteriormente ocupado por ódio.

Jesus lhe chama nesta noite para entrar pela porta da salvação. Confie no Senhor e o mais ele fará.

Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”!

Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário