quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Escola da Ação Evangélica (parceria PMP) ganha 2º lugar em todo o Estado da Paraíba

Localizada na Rua Dinamérico Palmeira, Bairro Jatobá, a Escola Municipal Pastor Frank Dyer, administrada por membros da Igreja Ação Evangélica (ACEV), em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Patos, conseguiu se destacar em toda a Paraíba, pois alcançou o 1º lugar em Patos e o 2º no Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com testes aplicados pelo Ministério da Educação.

A pequena escola tem 26 anos de funcionamento e pouco mais de 150 estudantes matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. A escola foi fundada com o intuito de ser um local de apoio no reforço escolar de crianças carentes. O seu patrono e hoje homenageado, Pastor Frank Dyer, viu o progresso através de uma nova visão em educação que se transformou na escola.

Em 1993, a escola começa uma parceria com a Prefeitura Municipal de Patos, através do prefeito Ivânio Ramalho. Essa parceria dura até os dias atuais. Mas, a grande questão é: Qual o segredo de uma escola tão pequena alcançar os maiores índices de qualidade educacional?

A reportagem foi em busca do segredo conversando com a diretora Gerlânia Carneiro. Quando se achava que a “mágica” para se alcançar um índice tão almejado entre as escolas era algo quase impossível, veio à surpresa: diálogo, carinho, gestos de compreensão, equipe irmanada no propósito de educar, coleguismo, paciência e amor pelas crianças-estudantes. Claro que esses fatores fazem parte de um todo que é o Ação Educar que foi desenvolvido com a intenção de se ter um cuidado melhor com os estudantes considerados com rendimento baixo, dentre outras particularidades detectadas na convivência do dia a dia.

“O segredo maior é fazer o que é de obrigação de uma escola. É trabalhar de maneira integrada, respeitando, entendendo que a criança não é o cidadão do futuro, ela é o cidadão hoje. Tudo que fazemos dentro da escola fazemos com esse intuito de incumbir nessa criança o desejo de que ela entenda que ela hoje é responsável pelos atos que ela tem. Não para responder judicialmente, mas para conscientizar-se do que o que ela está fazendo é certo ou errado. E que de uma maneira com nossa ajuda, nossa intervenção e a nossa orientação, ela possa fazer de maneira melhor”, relata Gerlânia.

Gerlânia Carneiro ainda relata: “Um das determinações que a ACEV teve junto a gestão municipal era que a frente da escola tivessem pessoas ligadas a ACEV. Por que uma parceria não pode haver se as duas partes não estiverem trabalhando juntas. A visão da ACEV era continuar no Bairro, fazer uma escola onde a comunidade estivesse satisfeita com a escola, onde os professores quisessem fazer um trabalho diferenciado”, continua Gerlânia.

Todos os anos, mais e mais famílias procuram vagas na Escola Frank Dyer. O problema é espaço para que a escola possa crescer, pois todos os terrenos envolta do prédio pertencem ao empresário Dr. Valcelon Carvalho que, de acordo com informações, não vende e nem negocia espaços para que a comunidade possa criar mais salas de aulas e locais para atender a demanda.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário