terça-feira, 14 de agosto de 2012

SER COMO JESUS À LUZ DE UMA VISÃO PANORÂMICA DA VIDA DE CRISTO (sermão no 24º aniversário da ACEV Curral Velho – PB - 11/08/2012)


Toda pessoa que verdadeiramente se converte está dizendo no seu coração que quer ser como Jesus. Ser Cristão é, como o nome sugere, ser um seguidor de Cristo – não literamente seguir porque Jesus não está fisicamente na terra, mas espiritualmente seguir e ser como ele.

Como Filipenses 2 (o nosso texto base na ACEV em 2012) nos exalta – precisamos ter a mesma atitude de Cristo que foi um humilde e obediente servo do Pai e do seu próximo. Assim tem que ser a nossa vida.

O padrão é alto, mas é este padrão que temos que seguir e almejar!

Servo humilde e obediente ao Pai – como realmente Jesus viveu isso! Do início ao fim da sua vida Jesus viveu o que ele pregou!

Nasceu em Curral Velho – ou pelo menos numa manjedoura – porque não tinha lugar para ele em lugar nenhum. Nada de maternidade ou hotel cinco estrelas – Jesus nasceu no lugar mais humilde imaginável e o seu nascimento foi anunciado a pastores de ovelhas e bodes que na época era uma das classes mais desprezadas na face da terra.

Com poucos dias de idade Jesus não foi batizado e sim foi apresentado no Templo pelos seus pais e foi consagrado ao Senhor e oficialmente dado o nome de Jesus.

Jesus trabalhou com seu padrasto José numa serraria, mas na pré-adolescência um dia ele sumiu e foi encontrado discutindo questões teológicas e espirituais com os mestres da Lei ao longo de três dias!

Pré-adolescentes, adolescentes e jovens presentes – estão vendo o que vocês estão dizendo e cantando quando expressam a frase ‘quero ser como Jesus’? Às vezes a gente tem dificuldade nos cultos ou retiros para segurar a galera para um estudo de 30 minutos, mas Jesus passou três dias sem parar em redor da Palavra de Deus!

Aí vem o batismo de Jesus no Rio Jordão e lá vai Jesus sendo batizado por imersão no rio num ato fantástico de humildade e de identificação conosco. Mas, tem gente que fica fazendo cera para não ser batizado apesar da posição Bíblica clara para crer em Jesus e ser batizado! A salvação não depende do batismo, mas é uma evidência pública dela que não é opcional. Quer ser como Jesus? Seja batizado no nome dele – no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e se torna membro responsável e cooperador da sua igreja local.

Aí Jesus tem uma experiência marcante e inaugural de ministério com o Espírito Santo no dia do seu batismo nas águas. Foi um momento de confirmação para Cristo e todos com ele. Pois quando desce sobre ele o Espírito Santo Mateus 3:17 diz: “Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

A confirmação pública terrestre de identificação entre Jesus e a humanidade no batismo no rio e a confirmação pública celestial do seu ministério pelo Pai e Espírito Santo se juntaram para lançar Cristo na sua tarefa ministerial. Ser como Jesus, para nós, envolve os mesmos aspectos e decisão nossa (batismo) e confirmação divina pelo Espírito Santo. Ser crente não é se tornar membro de um clube ou associação comunitária. Ser crente é ser como Jesus assumindo seu compromisso de fé publicamente (é impossível ser cristão agente secreto) e também é ter uma vida cheia do Espírito Santo sendo guiado por ele na comunhão da igreja local e na submissão à liderança estabelecida e equipada por Deus para a edificação do seu povo.

Entretanto, ser como Jesus na plenitude do Espírito Santo não é a receita para uma vida de luxo (como ensinam por aí) e nenhum mar de rosas! Pois logo depois de Jesus sendo batizado e recebendo a confirmação divina de Pai e Espírito Santo ele é levado pelo Espírito para jejuar 40 dias e noites e passar por provas fortíssimas pelo próprio Diabo! Você ainda quer ser como Jesus?

Compromisso na oração e jejum faz parte (e como faz!) de ser como Jesus – e ser provado também! Isto não é pregado muito hoje em dia – mas temos que demonstrar para Deus o nosso compromisso com ele publicamente no batismo e particularmente no jejum, oração e fidelidade nas provações.

E nestes dias de política é bom lembramos que ser como Jesus inclui resistindo às tentações dos diabólicos e corruptos políticos que vem tentando comprar a nossa consciência. Ser como Jesus indiscutivelmente proíbe o crente a vender seu voto. Não discutimos política partidária na igreja, mas refletimos diante de Deus sobre o melhor caminho para as nossas cidades nesta época visando o bem comum de todos e não vantagens próprias particulares. Com diz a campanha nova da justiça eleitoral – “Voto vendido, povo vencido”.

Mas, continuando a nossa reflexão sobre os exemplos e indicadores da vida de Cristo para que possamos ser como Jesus, vemos que, num olhar panorâmico sobre seu ministério que ele mostrava sempre uma compaixão pelos doentes, carentes, famintos e perdidos. Jesus nunca foi indiferente às necessidades espirituais ou físicas das pessoas, mas sempre estendia a sua mão de cura, libertação, alimentação, ensino e compaixão pelos perdidos pecadores.

Duas vezes os evangelhos registram a frase: “Jesus chorou”. Uma vez sobre a cidade de Jerusalém em Lucas 19:41 e depois sobre a morte de Lázaro em João 11:35. Situações, portanto, que envolviam a coletividade (a cidade) e o indivíduo (Lázaro) levou Jesus às lágrimas!

Quando foi a ultima vez que você foi como Jesus e chorou pela sua cidade ou região ou por uma necessidade de algum indivíduo? “Jesus chorou”, mas João cantou e Maria brincou e Edson enricou – mas, quem chorou?

Irmãos Acevianos – ser como Jesus é viver na plenitude do Espírito Santo e exercer ministérios frutíferos no Reino de Deus que muitas vezes só choro, jejum e oração resolvem! Está na hora da gente levar muito mais a sério este ministério para que Deus nos capacitou com seus dons espirituais. Irmãos – a vida é curta demais para briguinhas e besteiras! Irmãos – a urgência da hora é tanta que precisamos chorar aos pés de Cristo e trabalhar nesta seara de forma unida e maleável para a glória do Senhor!

Mas, finalmente “Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz”. Nesta viagem panorâmica na vida de Cristo para que possamos detectar como ser como Jesus, observamos que chegando ao fim da caminhada as coisas só pioram! Pois Jesus é traído por um discípulo e negado por outro – levado a morrer inocentemente na cruz para nos salvar.

E Jesus disse: “Quem quer me seguir precisa levantar a sua cruz e siga-me”. Este levar a cruz tem nada haver com a sogra ou um vizinho chato ou seu time de futebol que nunca ganha e coisas assim! Levar a cruz tem haver com se identificando com Cristo, novamente, do jeito que começou no batismo, só que agora assumindo a disposição de sofrer com Cristo – de sofrer pela causa de Cristo – de sofrer pelos valores do Reino – de sofrer na luta de viver a missão integral da igreja em qualquer sentido que Deus lhe chamar.

Cantar e orar “quero ser como tu” é se comprometer a sofrer por Jesus como ele sofreu. John Stott dizia que a igreja que nunca sofre é a igreja que nunca levantou a sua cruz e nunca assumiu os valores no Reino que inevitavelmente entram em choque, de vez em quando, com os valores desta era e deste mundo!

Mas, graças a Deus a história não termina aqui. Pois diz o nosso texto de Filipenses 2:5-11

5 “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,     
6 que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;     
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens.     
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!     
9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,     
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,     
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

Meus irmãos da ACEV Curral Velho – se sofremos com Cristo com ele reinaremos. Pois como 2 Timóteo 2:11-13 diz

11 “Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;     
12 se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;     
13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”.

Não tenho tempo de ensinar este texto agora, mas basta dizer que ao ver é um dos textos pior compreendidos no mundo evangélico. O que Paulo está dizendo é que:

Se morremos com ele, com ele também viveremos;     
Se perseveramos, com ele também reinaremos
Se o negamos, ele também nos negará;     

Ai todo mundo leia o versos 13 e interpretam à luz do jeitinho brasileiro (tem músicas evangélicas que propagam esta ideia).

13 “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”.

Assim dizem erradamente que no final da história se abagunçamos tudo Deus vai dar um jeito e ser fiel e bonzinho para a gente. Mas, não é isso não irmãos! Deus permanece fiel sim – mas fiel às suas ameaças quanto as suas promessas de bênçãos!

Irmãos – ser como Jesus é levar a cruz e sofrer pela causa de Cristo e perseverar até o fim, porque assim reinaremos com Cristo durante toda a eternidade!

Irmãos – vamos ser como Jesus na plenitude do Espírito Santo, na oração, na compaixão e ação pelos perdidos e necessitados, na identificação com os valores do Reino e na perseverança até o fim. Pois assim Deus vai lhe exaltar um dia para reinar para sempre com ele.

Reinar com Jesus é condicional em ser como Jesus!

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário