segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SE VOU ERRAR - PREFIRO ERRAR NO LADO DA MISERICÓRDIA (sermão pregado na ACEV Patos no 05.08.2012)


“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” (Lamentações 3:22-23)     

Já que a misericórdia do Senhor é tão grande para comigo – sempre procuro ser um pastor de misericórdia. Se vou errar – prefiro errar no lado da misericórdia.

Sempre me lembro de uma pessoa em uma das nossas igrejas que pisou na bola feio e muitos pediam a cabeça dela e teve igrejas por aí que destrataram e humilharam esta pessoa demais. Mas, na ACEV acolhemos esta pessoa e dissemos para ela que Deus a amava e nós também – e o diabo foi derrotado na sua vida e hoje esta pessoa está bem e vivendo na vitória de Jesus! J

Infelizmente há uma falha no ser humano que acha muito bom quando ele mesmo recebe misericórdia e perdão, mas que acha muito ruim quando a mesma misericórdia é dada a outra pessoa! Por isso Jesus nos ensina no “Pai Nosso” a orar:

“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”

Deus nos perdoa em abundância – ele é rico em perdoar, diz a Palavra de Deus – mas, ele exige que uma vez recebido dentro da família de Deus, graças ao seu perdão e graças a sua misericórdia, nós devemos aplicar o mesmo perdão e a mesma misericórdia aos outros que recebemos dele!

Se as misericórdias de Deus são inesgotáveis e renovadas cada manhã – porque nós não podemos e devemos aplicar estes mesmos valores para aqueles em redor de nós? É isso que Deus exige da gente.

Caros amigos que nos visitam nesta noite de batismo – fiquem sabendo que aqui não se prega uma falsa santidade que é boa para os outros – e sim aqui se prega a misericórdia do Senhor que é renovada cada manhã. Aqui não é uma igreja para os perfeitos! Aqui é um hospital espiritual – aqui é um PSF ou hospital que funciona e onde nunca falta o médico dos médicos, que é Jesus, que sara as nossas feridas e cuida de nós em todos os momentos das nossas vidas. Ação Evangélica Patos é um pronto socorro espiritual de Deus onde todos são bem-vindos e ninguém é melhor ou mais importante de que os outros – mas, todos nós trabalhamos juntos cooperando com o nosso grande mestre e médico supremo para o bem de todos nesta caminhada ao céu!

Em Mateus 18, de verso 21 em diante, Jesus conta a parábola de um homem que tinha uma enorme dívida. Entretanto seu Senhor teve compaixão dele e lhe perdoou tudo, mas quando ele foi saindo da audiência ele encontrou um amigo que lhe devia uma pequena conta e ele não teve a coragem de lhe perdoar da mesma forma que ele havia sido perdoado e mandou botá-lo na cadeia. Ao saber disso o seu Senhor que havia perdoado a sua grande dívida reverteu a decisão e mandou castigar o sujeito!

Assim é “O Reino dos céus”, disse Jesus! Ou seja – ser cristão é assim. Somos perdoados para perdoar! Recebemos misericórdia para, por nossa vez, praticarmos misericórdia. Perdoai e amai, disse Jesus, até os seus inimigos – então imaginem os seus amigos, familiares e irmãos na fé que certamente não são os nossos inimigos!

Jesus pregou isso e ensinou isso e praticou isso na cruz perdoando os seus próprios assassinos! E se queremos ser como Jesus, precisamos ser como ele, na prática de misericórdia e perdão na nossa convivência do nosso dia a dia. No cristianismo a prática de perdão e misericórdia são virtudes mútuas. Ou seja – eu recebo de Cristo e paralelamente compartilho os mesmos valores com aqueles em redor de mim. Isto é ser como Jesus! Não adianta o discurso sem a prática!

“Quantas vezes eu devo perdoar?” perguntou Pedro – “até sete vezes?” “Nada disso” – disse Jesus – “que tal setenta vezes sete”!

E é com este espírito e esta atitude que o Profeta Jeremias exclama com gratidão e alegria:

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!”

Este é o Deus em quem cremos e a quem servimos! O Deus de amor e misericórdia renovada cada manhã! Aleluia! E a Bíblia está repleta de provas que Deus é assim. O apóstolo Pedro nega até qualquer conexão com Cristo, mas no Dia de Pentecoste a misericórdia do Senhor já atuou e ele, na plenitude do Espírito Santo, prega um sermão extraordinário que resulta em três mil conversões. Davi pisa na bola de forma trágica duplicada, mas entra a misericórdia numa nova manhã e Davi é chamado de “um homem segundo o coração de Deus”. Zaqueu estava roubando seu próprio povo enquanto trabalhava para o inimigo, mas uma nova manhã de misericórdia raiou na sua vida e ele teve um encontro de salvação com Cristo que disse: “Zaqueu – desce depressa desta árvore onde você está escondido. Hoje vou jantar na sua casa!” E a vida de Zaqueu foi transformada pela misericórdia e ele andou com Cristo em novidade de vida!

Igreja – esta mensagem não é uma mensagem de moleza, como alguns diriam. Esta é uma mensagem da Bíblia onde deixamos Deus ser o juiz e onde ele separa o joio do trigo, enquanto exerce misericórdia nas vidas daqueles que o busquem.

Às vezes, como pastor, responsável pelo bom andamento da igreja, tenho decisões difíceis a tomar. Pessoas exigem a cabeça de pessoas por causa de erros cometidos, mas ao decidir, se for para errar, sempre prefiro errar no lado da misericórdia! De todo jeito a ACEV não usa mais o termo preferido dos cortadores de cabeça que é ‘disciplina’. Pois o termo que usamos é ‘em tratamento’ porque, como falei, a igreja é um lugar para ajudar e curar e não fuzilar! É evidente que qualquer pessoa em tratamento não pode fazer certas coisas e precisa ter vontade de se recuperar – mas igreja – é importante e precioso que TODOS disserem e focalizem nisso:

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” Deus é fiel meu irmão! Louvemos ao Senhor pela sua fidelidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário