quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A FINALIDADE DA VIDA CRISTÃ (sermão pregado na ACEV Patos no dia 19.08.2012)


Você está vivendo para que? Qual é o objetivo da sua vida? No final da sua vida você quer ter deixado qual marca ou contribuição? É bom pensar nisso porque num instante a vida passa.

Somos cerca de oito bilhões de habitantes na terra – mas Deus tem um plano para cada vida. Depende de se você segue o plano ou não!

No Brasil somos cerca de 190 milhões de pessoas com 123 milhões de católicos, 43 milhões de evangélicos, 15 milhões de ateus ou agnósticos, 4 milhões de espíritas kardecistas e meio milhão de espíritas da umbanda e candomblé. 

Nestas estatísticas todas onde você se encaixa? Pois sabemos que muitos católicos só são católicos de nome e muitos evangélicos também!

Qual é a finalidade da sua vida cristã? Qual é o nível de compromisso da sua vida - com que e com quem? Não seja somente um número! Não seja palha levado pelo vento! Não seja um peixe morto levado pela correnteza! Viva sua vida como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” rejeitando os padrões deste mundo consumista e egoísta. Voe alto e forte no Espírito Santo contra todos os ventos do diabo! Viva uma vida útil para Deus e seu próximo!

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que tiveram a coragem de confiar na Palavra de Deus e fazer a diferença!

Noé é mandado por Deus para construir uma arca no meio do tempo e no meio de uma seca – mas ele fez – e aqueles que zonaram dele acabaram pedindo carona no fim – mas Deus fechou a porta!

Não fique fora dos planos e vontade de Deus para a sua vida porque Deus quer lhe usar para a sua glória e vai lhe surpreender se você tiver obediência, compromisso e perseverança! Seja um Noé no meio desta seca no sertão e faça uma arca pra Deus! Não literalmente, é claro, mas faça a diferença com a sua vida! Lute contra a correnteza das drogas que estraga tanto a nossa juventude! Vá atrás dos filhos da Igreja enroscados neste grande mal! Mostre amor, preocupação e compaixão e bote os filhos da ACEV na arca da salvação!

Vacine seus filhos contra as drogas, promiscuidade e tudo que não presta! Seus filhos precisam da arca da salvação, mas você precisa construí-la. Você precisa mostrar o caminho para a arca e construir este caminho. Faça a diferença! Pois fazendo a diferença você estará vivendo uma vida que vale a pena!

Lembramos de Noé por causa da arca! Por qual razão vamos lembrar-nos de você?

José foi outra personagem Bíblica que viveu uma vida dentro dos propósitos de Deus – uma vida que valeu a pena. José foi maltratado pela sua própria família e nem por isso perdeu seu tempo jogando a vida fora nas reclamações da sua vida dura e injustiçada, nem perdeu contato com Deus.

Irmãos – não perca seu tempo nas lamúrias da vida, mas viva uma vida que vale a pena viver para Deus e o seu próximo! Veja bem o que José fez! Ele não se vingou dos maus tratos familiares, mas acabou sendo um instrumento nas mãos de Deus para salvar a sua própria família da fome e miséria! José transformou sua vida de injustiça numa vida útil e justa! José viveu na santidade e na misericórdia de Deus e Deus lhe deu uma vida útil e transformadora para uma nação!

Meu irmão / Minha irmã – levante e ande em Nome do Senhor nesta noite! Saia das lamúrias daquilo que podia ter sido diferente na sua vida e faça a diferença COM a sua vida! Não entregue os pontos, mas entregue a sua vida a Deus e o mais ele fará.

Você está vivendo para que? Qual é o objetivo da sua vida?

Pense em Moisés – criado não pela mãe e sim por uma madrasta de outra nação. E assim Moisés sempre viveu na tensão da sua dupla nacionalidade e até matou alguém em defesa das suas origens maternas. Entretanto quando ele ouviu o chamado de Deus ele deixou para traz todos os altos e baixos da sua vida – e apesar de estar cheio de dúvidas que precisou de Deus dar provas excepcionais a ele para lhe convencer que ele estava com Moisés – este homem se transformou num grande líder e libertador!

Irmão – dúvida não é pecado e sim uma expressão humana e natural da busca sincera da verdade de Deus. Quem diz que sabe de tudo e tem todas as respostas na ponta da língua está blefando. Mas, quem com honestidade diz a Deus: “Senhor eu creio – me ajude na minha incredulidade” pode viver uma vida útil a Deus e ao próximo - e quando se chega diante do Mar Vermelho seguido pelo exército de Faraó você saberá que Deus há de abrir o mar para libertar você e todo o seu povo.

O grande teólogo e professor emérito de espiritualidade de um dos maiores seminários evangélicos do mundo – Regente College no Canadá – o pastor e professor de 80 anos Eugene Peterson - chocou muita gente quando ele confessou no seu livro: ‘Um ano com Eugene Peterson’: “Vivo o tempo todo no limiar da derrota”!

Tal admissão é chocante porque somos cercados por pregadores demais que blefam e sabem de tudo. Eles usam vozes diferentes no púlpito do que no dia a dia e são tão supercrentes que são autossuficientes e tem respostas empacotadas e prontas para tudo. Mas, Moisés disse a Deus quando recebeu o chamado dele diante da Sarça em Chamas:

“Moisés, porém, respondeu a Deus: ‘Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os Israelitas do Egito?’. Deus afirmou: ‘Eu estarei com você’.” (Êxodo 3:11-12)

E você que diz a Deus nesta noite – quem sou eu? Você que se sente como só um número nos oito bilhões no mundo. Pois, escute a voz de Deus que lhe diz: “Eu estarei com você”. Você não nasceu por acaso, mas Deus tem um plano para a sua vida. Para ser um Noé e fazer uma arca; para ser um José e salvar a sua família e povo numa grande seca; para ser um Moisés para libertar um povo do faraó; ou para ser um você para ser um ministro num agrupe ou evangelizando o Jatobá ou Ipueira ou Passagem ou São Mamede; ou para ser um você mesmo abençoando a sua família ou vizinhança; ou para ser um você no seu trabalho ou colégio ou faculdade fazendo a diferença e vivendo uma vida que vale a pena.

“Quem sou eu? – eu estarei contigo” – É a presença de Deus que faz toda a diferença!

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,

sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!

O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.

O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.”  (Salmo 121)

Igreja – Deus usa pessoas de todos os tipos, cores, tamanhos e idades. Deus usa quem ouve, quem não ouve, quem fala, quem não fala, que anda, quem não anda – enfim – Deus transforma vidas comuns em vidas úteis e abençoadas porque é assim que Deus funciona. Deus gosta de usar o menino que só tinha 5 pães e 2 peixes. Deus gosta de usar Davi com umas pedrinhas num bodoque. Deus gosta de usar Daniel para sobreviver até numa cova de leões.

Portanto, digo com toda certeza nesta noite que Deus quer usar a sua vida no seu reino transformando a sua vida numa vida cada vez mais útil e abençoada por Jesus. Deixe toda a picuinha de lado meu irmão porque a vida é curta demais para estas coisas. Deixe toda raiz de amargura e rancor. Deixe todo peso que possa lhe atrasar na caminhada porque muito mais importante é ser uma bênção nas mãos do Senhor.

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário